Postagens populares

sábado, 30 de outubro de 2010

BULLYING, COMO IDENTIFICAR

Qualquer brincadeira de mau gosto, briga na escola ou apelido pode ser considerado bullying? Quais são as características deste fenômeno?

A escola é um local de inúmeros conflitos. Crianças e adolescentes encontram-se, cada qual com sua formação cultural, com os valores e costumes familiares aprendidos, com tipos diferentes de educação recebidos, e lá, na escola, devem conviver, dividir espaços, amigos e objetos.
Sim, os conflitos aparecem. As brigas existem. Os apelidos também. Então, como diferenciar o bullying dos outros atritos existentes dentro dos espaços escolares?
Este fenômeno possui características próprias que nos permite detectá-lo, para assim, podermos combatê-lo. Um apelido pode ou não ser considerado bullying, precisamos apenas analisar as seguintes características:
·                    Entre pares: o bullying é uma situação de agressão física e/ou psicológica entre pares. Acontece de aluno para aluno, de professor para professor, entre irmãos.
·                    Intencionalidade: o autor de bullying, aquele que comete a agressão, não as comete sem querer. Ele tem a intenção de agredir, menosprezar, humilhar o seu alvo, para assim, poder destacar-se perante os seus pares.
·                    Freqüência: o bullying acontece insistentemente. É diferente de uma piada que foi feita uma única vez sobre determinada pessoa, causando-lhe constrangimento, e que nunca mais foi feita, justamente pela dor causada. No bullying a agressão é repetida, acontece toda semana, todo mês e, em alguns casos, pode ocorrer diariamente.
·                    Gratuidade: o fenômeno é uma violência gratuita, não existe a necessidade do alvo ter provocado as situações agressivas recebidas. Ou seja, o autor escolhe seu alvo sem a necessidade de ter sido provocado.
·                    Violência velada: no bullying as agressões acontecem com a presença de espectadores, no caso da escola, o restante da turma, que se torna uma platéia para a violência. Porém, uma das características desse fenômeno é o fato de, propositalmente, acontecer longe dos adultos, daqueles que poderiam mediar o conflito.
Como vimos, o bullying acontece por meio da violência física - socos, chutes, empurrões - que é mais fácil de identificarmos, por ser mais visível aos olhos e, também, pela violência psicológica, que se dá por meio da difamação, exclusão e apelidos pejorativos.
Por isso, há necessidade de ficarmos atentos e identificarmos, o quanto antes, os casos de bullying, diminuindo assim, a possibilidade das conseqüências tornarem-se irreversíveis.
Um apelido ou uma brincadeira de mau gosto pode tornar-se bullying quando a pessoa que as recebeu não gostou e a pessoa que as cometeu fez de maneira intencional, gratuita e freqüente.
Ou seja, a brincadeira só existe quando todos os envolvidos se divertem, caso exista algum integrante seja forçado a participar, então, não é mais brincadeira.
Portanto, devemos analisar caso a caso para verificar se determinada criança cometeu ou sofreu o bullying. Assim, diminui o risco de ocorrer a banalização desta violência que merece destaque devido gravidade de suas conseqüências.

Um comentário:

  1. Bom... Aquele filme começa quando um jovem chamado Jordi muda de escola e um grupo de outros jovens começam a zombar dele, mas Jordi não conta nada para ninguém.
    Logo em seu primeiro dia de aula na nova escola os agressores o dão água com purgante, quando ela faz efeito e Jordi tenta ir no banheiro, os jovens agressores não o deixam ir, e ficam tirando onda dele que já estava todo sujo de feses.
    Sua mãe estava passando por uma depressão e por isso ele não diz nada.
    E as agressões continuam, chega uma hora que os agressores pegam ele dentro do banheiro e um deles urina em seu rosto.
    E tudo isso acontecia sem ninguém saber.
    Chega uma hora que um agressor que era o Nacho ameaça Jordi e quebra a pata de seu cachorro como prova de que está falando a verdade
    Jordi sofria todo tipo de agressão tanto física como psicológica.
    Quando Jordi entra em um site, ele conhece uma menina que também sofria Bullying
    Eles dois virão amigos e depois ficantes.
    Depois de Um tempo Jordi descobre que Sua ficante havia sido espancada e levada para o hospital. Ele fica muito preocupado e vai até lá. Ela sofre uma parada respiratória e quase morre.
    Quando ele foi embora do hospital, fugiu para um lugar não mencionado. Quando o Fred Cruguer
    o encontra ele está em um prédio com o celular desligado. O Fred o chamou para ir embora mais Jordi não vai E sim se joga do prédio e morre.

    ResponderExcluir