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sábado, 30 de outubro de 2010

Definição de Bullying

Bullying é uma palavra inglesa que deriva de bully (valentão, brigão).
Mais do que isso, sabe-se por muitos estudos longitudinais que as práticas de bullying, para além do sofrimento que oferecem às vítimas, tem se constituído em um dos maiores fatores preditivos para a afirmação de comportamentos violentos e delituosos na vida adulta, razão pela qual abordagens antibullying devem ser pensadas também como parte das políticas sérias de segurança pública.

GRÁFICO DO BULLYING POR SÉRIE NO GG

ANIMAÇÃO SOBRE BULLYING

BULLYING, COMO IDENTIFICAR

Qualquer brincadeira de mau gosto, briga na escola ou apelido pode ser considerado bullying? Quais são as características deste fenômeno?

A escola é um local de inúmeros conflitos. Crianças e adolescentes encontram-se, cada qual com sua formação cultural, com os valores e costumes familiares aprendidos, com tipos diferentes de educação recebidos, e lá, na escola, devem conviver, dividir espaços, amigos e objetos.
Sim, os conflitos aparecem. As brigas existem. Os apelidos também. Então, como diferenciar o bullying dos outros atritos existentes dentro dos espaços escolares?
Este fenômeno possui características próprias que nos permite detectá-lo, para assim, podermos combatê-lo. Um apelido pode ou não ser considerado bullying, precisamos apenas analisar as seguintes características:
·                    Entre pares: o bullying é uma situação de agressão física e/ou psicológica entre pares. Acontece de aluno para aluno, de professor para professor, entre irmãos.
·                    Intencionalidade: o autor de bullying, aquele que comete a agressão, não as comete sem querer. Ele tem a intenção de agredir, menosprezar, humilhar o seu alvo, para assim, poder destacar-se perante os seus pares.
·                    Freqüência: o bullying acontece insistentemente. É diferente de uma piada que foi feita uma única vez sobre determinada pessoa, causando-lhe constrangimento, e que nunca mais foi feita, justamente pela dor causada. No bullying a agressão é repetida, acontece toda semana, todo mês e, em alguns casos, pode ocorrer diariamente.
·                    Gratuidade: o fenômeno é uma violência gratuita, não existe a necessidade do alvo ter provocado as situações agressivas recebidas. Ou seja, o autor escolhe seu alvo sem a necessidade de ter sido provocado.
·                    Violência velada: no bullying as agressões acontecem com a presença de espectadores, no caso da escola, o restante da turma, que se torna uma platéia para a violência. Porém, uma das características desse fenômeno é o fato de, propositalmente, acontecer longe dos adultos, daqueles que poderiam mediar o conflito.
Como vimos, o bullying acontece por meio da violência física - socos, chutes, empurrões - que é mais fácil de identificarmos, por ser mais visível aos olhos e, também, pela violência psicológica, que se dá por meio da difamação, exclusão e apelidos pejorativos.
Por isso, há necessidade de ficarmos atentos e identificarmos, o quanto antes, os casos de bullying, diminuindo assim, a possibilidade das conseqüências tornarem-se irreversíveis.
Um apelido ou uma brincadeira de mau gosto pode tornar-se bullying quando a pessoa que as recebeu não gostou e a pessoa que as cometeu fez de maneira intencional, gratuita e freqüente.
Ou seja, a brincadeira só existe quando todos os envolvidos se divertem, caso exista algum integrante seja forçado a participar, então, não é mais brincadeira.
Portanto, devemos analisar caso a caso para verificar se determinada criança cometeu ou sofreu o bullying. Assim, diminui o risco de ocorrer a banalização desta violência que merece destaque devido gravidade de suas conseqüências.

CARACETERÍSTICAS DO BULLYING


1)Agressão física e/ou psicológica: existem dois tipos de agressões no bullying, a direta (física) e a indireta (psicológica e verbal).
A agressão direta envolve contato físico, sendo, por isso, mais evidente. Acontece por meio de socos, pontapés, beliscões, empurrões ou outros tipos de comportamento, como prender uma pessoa em um armário ou em um cômodo.
A agressão indireta é mais sutil e, por isso, difícil de identificar. Ela ocorre normalmente sem contato físico, através de fofocas, difamações, rotulações pejorativas e exclusão social.

2) Entre pares: o bullying acontece dentro de um contexto no qual os envolvidos se encontram no mesmo patamar de força. Não existe uma função hierárquica que possa impedir ou incentivar determinada atitude, no que se refere a agredir ou ser agredido.

3) Intencionalidade: o autor de bullying possui clareza de seus atos e sabe que o alvo das suas agressões não gosta de suas atitudes, mas, mesmo assim, as faz. Agride para ganhar o destaque na turma, os seus pares.

4)Repetição, freqüência: É comum, no bullying, que os alvos sejam agredidos ou ridicularizados todos os meses, semanas ou, até mesmo, várias vezes ao dia. Essas agressões ocorrem no intervalo das aulas, na entrada e saída do colégio e em outros espaços escolares como, a própria sala de aula.

5)Violência gratuita: o alvo de bullying não precisa motivar as agressões sofridas. O autor agride porque quer se aparecer e, para isso, diminui e menospreza o outro gratuitamente, sem motivação aparente.

6) Violência Velada: outra característica do bullying é que ele acontece escondido, propositalmente, dos adultos. Por isso, difícil de ser identificada.

7) Local: O bullying não acontece somente na escola, ele pode aparecer nos clubes, faculdades, igrejas, quartéis, na pópria família, ou seja, em qualquer lugar onde existam relacoes interpessoais.

8) Agressão silenciosa: na maior parte dos casos, o bullying acontece dentro da sala de aula com a presença do professor. E é porque o fenômeno possui como uma das suas características a agressão psicológica que, esta, se apresenta de forma quieta, silenciosa, através de um olhar, um sorrisinho irônico, ou até mesmo, um bilhete no caderno. 

9) Uso de tecnologias: o bullying pode apresentar-se por meio das tecnologias como mensagem de celulares e páginas na internet. Quando isso ocorrre damos o nome de cyberbullying.

10) Conseqüências: dificilmente alguma pessoa consegue passar pelo bullying sem levar marcas para toda a vida. Todos os envolvidos, sejam eles alvos ou autores de bullying, sofrem conseqüências e, às vezes, elas são irreversíveis. Esta é uma das principais razões que nos leva a crer em uma política de combate e prevenção ao fenômeno em todas as escolas.